desavencaHoje, pretendo abordar alguns ensinamentos do Mestre Ryuho Okawa de forma que possam ser aplicados para vencer problemas no Lar, entre esposa e marido, entre filhos e pais ou entre irmãos.

Enfim, muitas vezes o nosso relacionamento com outras pessoas começam tomar proporções insuportáveis. Muitas pessoas não suportam nem mesmo ver outras com as quais conviviam bem anteriormente.

O que aconteceu? O que fez com que elas passassem a se detestar? O que fazer para trazer esse relacionamento para harmonia novamente? Essas são as perguntas mais simples que ocorrem na nossa mente.

A primeira coisa que precisamos tomar consciência é de que tudo que acontece nesta vida foi criado pela forma das pessoas pensar. A nossa mente cria coisas na nossa vida.

Muitas vezes as pessoas estão vivendo bem, felizes e com sucesso, mas vão deixando proliferar em suas vidas a semente da discórdia que posteriormente pode levá-las a ter dificuldades no relacionamento. Ciúmes, egoísmo, raiva, intolerância, descontentamento, falta de paciência, e outros sentimentos que fazem o nosso ser ficar mal.

O principal motivo da discórdia é que ao menos um dos lados não quer dar o braço a torcer para algum fato, aspecto ou problema que aconteceu. Se apegam à visão de que outro está errado e não admitem outras alternativas. São muitos os problemas desse tipo, mas todos eles tem a mesma base: O EGO. Por isso se diz, que os egoístas só pensam em si. É duro admitir, mas a verdade é que quando as pessoas sentem que não tem porque ficar fazendo as vontades do outros.

O EGO é algo que adquire forma e força de influência na nossa maneira de ser. O Ego foi criado e fortalecido desde criança para ser possível enfrentar as diversas barreiras nesta vida. Mas na verdade, ele começa a levar a pessoa a se tornar cada vez mais individualista. O Ego é um sentimento quase que animal e institivo, pois não considera os outros, mas tão somente a si próprio.

Por causa disso, o Mestre Okawa diz: “Deixe o seu ego de lado”. O mais profundo dos ensinamentos de desapego começam com a anulação do próprio Ego. Olhe para os problemas de fora do seu ego. Se você estiver influenciado pelo seu Ego, sempre tentará defender seu ponto de vista, não aceitando a opinião alheia. Mas o fato é que o Ego é uma criação e ilusão da mente humana e não existe, apesar de você senti-lo.

O que ocorre é que no meio do stress do problema, as pessoas ficam cegas e surdas para as coisas, correndo o risco de julgar inadequadamente.

Assim, para tentar resolver um problema de relacionamento com outras pessoas, adote alguns dos seguintes conselhos:

1 – Tente olhar para o problema como se fosse uma terceira pessoa, que não está do lado de uma e nem da outra. Tente ver o que está ocorrendo como se você não fosse a pessoa que está envolvida no problema.

2 – Escolha a pessoa mais sábia que você confia da face da Terra (ou do Céu) e pergunte-se como seria que essa pessoa veria o problema? Por exemplo: você pode escolher o Mestre Okawa, Jesus, Moisés, Hermes, Newton, etc. etc, não importa quem seja, mas o importante é que essa visão seja sob o ponto de vista de uma pessoa bem inteligente, bondosa e evoluída. Se você escolhesse Jesus, pergunte-se como seria que Jesus veria e diria a respeito de uma briga entre marido e mulher por não se entenderem ou divergirem de opinião ?

3 – Sempre, antes de julgar a outra pessoa, coloque-se no lugar dela. Tentar, se for capaz, se o teu Ego te deixar, avaliar porque essa pessoa está em choque com você, o que a está fazendo irritar-se? Isso lhe dará 90% de chance de reconhecer o ponto de vista do outro. Sim, é preciso humildade para aceitar o fato de que nossa opinião não é a única verdadeira.

4 – Ao se defrontar com as pessoas, não considere como pessoas más. Ainda que esteja vendo defeitos nela, isso é apenas um reflexo do seu próprio EU nela. Todas as pessoas, na essência , são boas. Visualize que elas são filhas de Deus e que dentro delas tem uma luz brilhante, assim como você também tem, que essa é a essência Divina. Essa visão ajudará a remover os pensamentos negativos sobre ela, além de cortar a influência de espíritos negativos sobre você, aumentando seu respeito por elas. Lembre-se, você são parte de um único ser espiritual, Deus.

5 – Tenha consciência que é impossível fazer as pessoas mudarem pela força ou pelo atrito. Se você quiser que elas mudem, você tem que mudar a si mesmo antes. Sim, ao mudar a forma de pensar para positivo, vendo somente o lado bom delas, começará a fluir harmonia entre vocês. Se você quer que alguém faça alguma coisa, não tente convencê-la com palavras. Ao contrário, convença-as com ação. Isso, faça você primeiro, dê o exemplo. Com humildade e paciência, depois de algum tempo, as pessoas estão te respeitando e seguindo o seu exemplo, se for bom, é claro.

6 – Perdoe sempre, ainda que você ache que o outro está errado deve perdoar. Porque nós não temos permissão para julgar os outros. Se você julga as pessoas, você está inserindo veneno no sua próprias veias espirituais, pois está ligado com ela espiritualmente. Peça perdão e assuma que você foi egoísta, mas que está proposto a ser mais humilde e amigável; Faça reflexão dos fatos passados e aceite reconhecer pouco a pouco quando tiver errado;

7 – Não espere que o problema se resolva do dia para a noite, mas não desista de insistir em reconciliar-se com os outros. Se você está em harmonia, todo o bem fluíra para você, mas se estiver em desarmonia criará um mundo negro em sua volta, que atrairá acontecimentos desagradáveis.

8 – Dê amor sem nada esperar em troca. As desavenças entre as pessoas ocorrem principalmente porque ambas estão pensando em obter vantagens pessoais ou desejam melhor que o outro. Assuma que todos são diferentes e que cada um tem seu próprio jeito de ver as coisas. Ao fazer alguma coisa para alguém, para sua empresa ou família, não espere reconhecimento. Faça-o por prazer de ver as pessoas felizes, esse é o reconhecimento que precisa, partindo de você mesmo.

9 – Mantenha a mente inabalável. Se mantiver a mente calma, mesmo que o problema seja enorme, fluirá inspiração em sua mente, provinda do seu anjo guardião ajudando a resolver a dificuldade. Se você estiver com a mente abalada, não conseguirá ver um palmo à frente do nariz. É assim, pois o desespero e o medo cegam a razão.

10 – Seja sincero com as pessoas, não fale coisas que possam ofendê-las, mas faça um esforço para expressar amor e bondade. Sempre ache as melhores palavras para falar com os outros de forma a proteger o relacionamento. Mas isso não significa aceitar as coisas erradas. Mas ter paciência é uma virtude que ajudará a superar o problema, Muitas vezes, se você se sentem incomodado com alguém, procure manter o espírito de gratidão para com ela;

11 – Não dê poder às coisas externas. Não procure fora de você o poder de solução. Não invoque por espiritos e nem busque por tais soluções. Eles não podem te ajudar. Na verdade, existem muitos espíritos perdidos na Terra, portanto, não podem ser o tipo de presença espiritual que você gostaria contigo. A maioria deles são espíritos que ainda não acordaram para a Luz Divina. Não lide com os espíritos, pois é como uma criança que está lidando com fogo. O ferido será você mesmo. Deixe esse trabalho para pessoas especializadas. Use uma força maior que o espirito: A FÉ. Isso mesmo. Através da Fé você ativa a luz da Presença Divina que está dentro do seu coração espiritual, fazendo-o iluminar sua vida.

12 – Dentro de você existe um diamante bruto que está sendo polido diariamente com os problemas que você enfrente e soluciona. Acredite, dentre desse diamante existe a Luz Divina, a Luz Búdica, que é a sua conexão com o Pai Eterno.

13 – Tenha Fé que Deus irá ajudá-lo. Para Deus nada é impossível. Deus pode mudar as coisas num piscar de olhos. O que você pedir será realizado, se for o momento para isso. O que você mentalizar será criado conforme seus desejos, se for para beneficiar pessoas. Se as coisas estão ruins, foi você que as criou assim, portanto precisa corrigir imediatamente. Você tem poder de apagar o que criou.

14 – Tenha gratidão pelas pessoas que convivem contigo, até mesma aqueles que judiam de você. A verdade é que todos nós que nos encontramos nessa vida são pessoas que possuem relação antigas de vidas passadas. Até mesmo aqueles que parecem ser nossos carrascos são na verdade espíritos que irão nos ajudar a aprender a lição necessária. Perdoe-os, pois é a sua missão.

15 – Ao pensar positivo, se agradecer a todas as pessoas de coração, você ativará o fluxo de energia positivo que fará as pessoas felizes e você será benificiada por tudo isso. Quando temos gratidão, abrimos a porta da infinita provisão Divina.

16 – Ninguém está convivendo com pessoas inimigas, mas na verdade todos viemos do mundo espiritual elevado e estamos aqui com a missão de aprender e evoluir espiritualmente. Todos estamos no mesmo barco. Vamos ajudar e salvar o barco. Caso contrário, o barco afundará e todos irão juntos.

17 – Não fuja do problema. Se você fugir do problema, ele o perseguirá e se repetirá até que seja solucionado. Se você conseguir escapar do problema nesta vida, na próxima vida tudo se repetirá para que possa aprender a lição espiritual necessária. Se for um problema cármico, se repetirá até ser solucionado. Fugir não é a solução. Encare o problema com coragem e Fé.

18 – Não entre em conflito com as pessoas, pois esse caminho está incorreto. Somente atrairá mais discórdia. A nossa função é dar amor aos outros, sem nada esperar em troca. Seja humilde e procure entender porque está sofrendo. Procure entender também por que o outro está sofrendo. Emita amor para essas pessoas e tenha fé que todas se tornarão felizes.

reuniao19 – Diariamente, agradeça a todos. Agradeça à pessoa que está em atrito contigo, emitindo perdão e amor mentalmente para ela. Mas não deixe que sua mente pense que ela está errada. Na verdade, os pontos de vistas são diferentes e podem divergir, mas não temos o direitos de julgá-los. Mas um prisma tem muitos lados. Cada um vê a coisa por diferente ângulo.

20 – Tenha uma constante Atitude Feliz, pois mudará o seu destino para melhor. Atitudes são exemplos que serão seguidos pelo outros.

21 – Antes de tomar uma decisão, pense bem em como essa decisão vai impactar os outros. Se a decisão causar infelicidade, não é uma boa decisão, pois vai contra a nossa natureza búdica. A nossa decisão tem que fazer o máximo de pessoas felizes. Além disso, decisões erradas poderá piorar o seu destino.

22 – Amar é doar-se em prol dos outros. Perdoar é expressão de amor. Não fale mal das pessoas. Você precisa amar as pessoas além do sexo, da raça, religião e evitar discriminar os outros, porque são originalmente um único ser.

23 – Não se esqueça de que se você está em dificuldades é porque sua mente estava negativa, atraindo cada vez mais coisas negativas. Mude a forma de pensar.

24 – Seja uma pessoa que ajuda as outras pessoas. Faça algo construtivo para melhorar o ambiente em sua casa, em seu trabalho, na sua cidade e país. Ajude a criar a utopia, isto é, um mundo maravilhoso. Nós podemos e essa é a nossa missão.

25 – Desde quando era pequenino, ainda que você não se recorde, vem recebendo amor das pessoas em sua volta. Se você recebeu maltratos é porque precisava ou porque atraiu mentalmente esses maltratos. Mas existem muitos mais pessoas dando amor para a gente do que pessoas fazendo maltratos.

Finalmente, a mente positiva ilumina as pessoas. Tenha sempre pensamentos positivos e olhe o lado positivo das pessoas. Tenha mente inabalável, não se apavorando diante dos problemas, pois a calma trará inspirações para solucioná-los. Acredite que tem um anjo da guarda ao teu lado te protegendo. Tenha pensamento vencedor, isto é, pense no sucesso, pense grande. Você pode vencer os problemas.

A razão destas sugestões está baseada no fato de que os outros e nós somos um só. Estamos interligados através de um cordão dourado invisível. Se entramos em atrito com eles, estaremos enviando energia negativa nesse cordão, atingindo os outros. Depois essa energia voltará para nós redobrada. Por isso melhor enviar energia boa, positiva.

Desejo-lhe sucesso na hramonização de seu relacionamento com osoutros.

Reverência e boa sorte.

Carlos