Ensinamentos da Happy Science
Existem três pontos principais nos ensinamentos do Mestre Ryuho Okawa: “amor”, “iluminação” e “a criação da utopia”. Esses conceitos são globais e enormes em escala, pois integram várias crenças e valores que existem no mundo hoje.
Até hoje, o Mestre Ryuho Okawa fez mais de 3.350 palestras, sendo mais de 1.150 mensagens espirituais – focando principalmente esse princípios do “amor”, “iluminação” e “criação da utopia”. Além disso abrange vários temas como a Verdade Espiritual, religiosa, vida, trabalho, gestão, história, ideais como nação, o Mundo Espiritual, espaço, política, economia e muito mais.
A maioria das palestras e mensagens espirituais são publicadas como livros e no Brasil já temos uma coleção que inclui mais do que 40 títulos traduzidos para o Português.
As Mensagens espirituais permitem que seres espirituais e espíritos guardiões expressem seus pensamentos e opiniões através de canalziação pelo Mestre Ryuho Okawa.
A fim de trazer a verdadeira felicidade para as pessoas em todas as nações e toda a humanidade, o Mestre Ryuho Okawa continua a nos transmitir seus ensinamentos todos os dias.
Os Ensinamentos Básicos
Os primeiros ensinamentos da Happy Science que o Mestre Ryuho Okawa nos ensina é “Busca do Correto Coração”, e “os $ Corretos Caminho”, que são o Amor, a Sabedoria, a Reflexão e o Desnevolvimento. “Os 4 Corretos Caminhos” também são conhecidos como “Princípios da Felicidade”. É o ensinamento fundamental da Happy Science, que todos os membros devem estudam e praticam repetidamente.
Os 4 Corretos Caminhos
O 4 Corretos Caminhos sãos “Os Princípios da Felicidade”, transmitido exclusivamente pela Happy Science. É um conjunto de orientações para que o praticando possa Buscar um Correto Coração e conquistar sua verdadeira felicidade. A Felicidade a ser obtida é a que se estende deste mundo material para o outro mundo, o Espiritual. Os Princípios da Felicidade são quatro métodos para nos libertarmos das preocupações e angústias mundanas e, ao mesmo tempo, um caminho moderno para a obtenção de um grau maior de iluminação que é acessível a todas as pessoas.
Como dissemos, os 4 Corretos Caminhos consistem em quatro princípios inter-relacionados: o Princípio do Amor, o Princípio da Sabedoria, o Princípio da Auto-Reflexão e o Princípio do Desenvolvimento.
Amor
O Princípio do Amor ensina o que é verdadeiramente amar as pessoas. Embora esse ensinamento do amor esteja ligado à ideia cristã de “amor ao próximo”, também envolve a filosofia da compaixão que preenche o coração ensinado no budismo. O Princípio do Amor revela que o verdadeiro amor é “amor que se dá” sem quaisquer expectativa de receber nada em troca ou dado com condições, pois esse é o ponto de partida da felicidade.
Em outras palavras, é um amor altruísta, desapegado dos desejos pessoais. O verdadeiro amor somente é praticaod quando entendemos que todos nós temos a mesma natureza divina ou natureza búdica, isto é, não somos distintos um dos outros, somos unos, em Deus ou em Buda.
Sabedoria
O Princípio da Sabedoria foca na importância amplicar a consciência espiritual da pessoa e elevar seu grau de conhecimento por meio do estudo do ensinamento da Verdade (Darma). O ensinamento que nos dá a oportunidade de conhecer o Coração de de Deus e/ou de Buda, e compreender o verdadeiro significado da vida. Este princípio enfatiza a importância de elevar o nosso conhecimento intelectual com base na perspectiva espiritual, que (através da prática e da experiência) se transformará em sabedoria.
A sabedoria nos ajuda a superar nossos sofrimentos. preocupações e problemas da vida, ajudando nos a distinguir o que é certo e o que é errado a partir das leis espirituais e nos guiar e também aos outros no correto caminho.
Reflexão
O Princípio da Reflexão enfatiza a importância de descobrir os tipos de pensamentos que deixamos entrar e preenhecer nossa mente, bem como nossas palavras e ações. Ao se detectar qualquer desequilibrio, devemos corrigir tais pensamentos impróprios e retornar nossas mentes a um estado de paz interior, limpo e puro, que nos permite recuperar a nossa natureza divina. A autorreflexão ensinada na Happy Science pode ser mais aprofundado pela prática dos Oitos Corretos Caminhos, aplicado aos tempos modernos.
A autorreflexão visa ampliar o grau de moralidade e responsabilidade das pessoas pela sua própria vida. Todos cometemos erros e fomos abençoados com a liberdade de fazê-lo. Por isso, nos é dada a capacidade de corrigir esses erros. Não podemos voltar o relógio no tempo e consertar um vaso quebrado, mas as coisas que se fixaram dentro da mente podem ser desfeitas e modificadas. Ao fazer reflexão nos é dada a chance de se arrepender dos erros passados por meio analise sincera e profunda dentro da mente, tornando possível apagar os pecados do nosso passado.
Esta disciplina espiritual visa remover as manchas que obscurecem a mente, o coração das pessoas, sintonizá-la com os reinos mais elevados do Mundo Celestial. Ao praticar a reflexão, nos tornaremos capazes de aumentar nossa grau de consciência, polindo nosso coração e manifestando nossa natureza divina, que pro sua vez afasta os maus espíritos e blinda nos contra influências ou possessões espirituais.
O ensinamento também nos ensina a pratica da reflexão por meio da meditação.
Desenvolvimento
O Princípio do Desenvolvimento se concentra no sucesso, prosperidade para geração de felicidade e criação de mundo melhor por meio do esforço e ação positiva que ajuda você, sua familia, sua empresa, seu país e o mundo a se desenvolver. O Desenvolvimento é a atitude necessária para o crescimento da alma no trabalho de proporcionar felicidade para as pessoas à nossa volta.
Desenvolvimento é a aplicação dos ensinamentos para com sabedoria, desenvolver e se renovar a cada dia. Em última análise, significa a luta para se tornar uma pessoa melhor e contribuir para criar uma utopia – uma sociedade ideal – na terra.
Neste segmento, também há as praticas de meditação ativas para se melhorar a vida, a prosperidade, o relacionamento, a saúde, etc.
A Busca do Correto Coração
Para que uma pessoa torne-se mais feliz, precisa praticar a Busca de um Correto Coração por meio dos Quatro Princípios da Felicidade ou os 4 Corretos Caminhos.
Pode-se começar com qualquer dos princípios que mais lhe agrade ou que você ache que precisa trabalhar mais. A partir daí, na medida que aprender os conceitos e colocá-los em prática, experimentará uma espiral ascendente de crescimento espiritual.
Ensinamentos Fundamentais da Happy Science
Além da “Busca do Correto Coração” por meio dos “4 Corretos Caminhos”, existem uma vasta quantidade de ensinamentos mais avançados transmitidos pelo Mestre Ryuho Okawa, que abrangem uma diversidade e universalidade espiritual que a Happy Science, ampliando a maneira de ver a vida e o mundo.
Natureza Divina – Todos os Seres Humanos são Filhos de Deus e Buda
Ensinamos que luz e a natureza de Deus e Buda – Senhor El Cantare – habitam em cada ser humano. Não importa qual nacionalidade ou raça, somos todos irmãos e irmãs vindos de uma única fonte de vida. Cada um de nós é um filho de Deus e de Buda, e assim cada um de nós é uma existência preciosa responsável por alcançar a felicidade nesse curto período de aprimoramento que passamos neste mundo.
O Espírito de Auto-Ajuda – A Vida é um Livro de Exercícios de Problemas
O Mestre Ryuho Okawa nos ensina que a vida é como um caderno de exercícios repletos de problemas. Isso fica mais claro quando entendermos que sempre reencarnamos neste mundo para o treinamento de nossas almas, por isso, desenvolver um espírito de auto-ajuda se torna de vital importância para o sucesso nesta vida e no o
utro mundo. Como diz o ditado, “Deus ajuda aqueles que se ajudam”, em verdade, o mundo celestial alcança àqueles que se esforçam.
Visão Espiritual da Vida – Vida Eterna e Reencarnação
Ensinamos a desenvolver uma visão espiritual da vida baseada no fato de que apesar do mundo espiritual ou do outro mundo ser invisível aos nossos olhos físicos, ele realmente existe. A nossa verdadeira natureza é o espírito e a alma que estão vivendo uma jornada pela vid
a eterna, compartilhando a mesma fonte de Luz – Deus e Buda – por isso reencarnamos inúmeras vezes em diferentes países, raças, famílias, gêneros, profissões, etc., para o aprimoramento de nossa alma e ao mesmo tendo somos testado na nossa capacidade de auxiliar na criação da utopia na terra, isto é, criar um mundo melhor.
Os Estágios de Desenvolvimento do Amor – Integrando o Conceito de Amor com a Iluminação
Existem quatro estágios no amor. Cada estágio é um desafio em nosso treinamento da alma e corresponde aos níveis de nossa iluminação.
Quando vem ao mundo, o ser humano desenvolve o amor instintivo, um amor animal ou muito material, que visa se proteger, mesmo que fira as pessoas. Mas esse é um amor que toma, cobra e prende as pessoas, portanto, precisa ser superado.
Para isso, a pessoa precisa elevar seu grau de
amor, para no mínimo o “amor fundamental” que é o amor dedicado ao próximo, ou amor para com os membros da família, sem nada esperar em troca. Depois precisa evoluir na direção do “Amor que nutre espiritualmente”, isto é, ser capaz de nutrir e ajudar as pessoas a crescerem, desenvolvendo um tipo amor muito comum ao que atingem um estado de líder natural. Em seguida há um estágio mais elevado de amor, que é o “amor que
perdoa”. Esse amor é um mais elevado espiritualmente, que transcende o julgamento do bem e do mal. E por fim, o ultimo acessível ao ser humano e´o “Amor encarnado”, que é o amor que emanado por pessoas extraordinárias que surgiram na história da humanidade e derem grande contribuição à raça humana.
Plano de Deus e Buda – Os Segredos da Criação das Civilizações
A história da humanidade foi tecida de acordo com o plano de Deus e Buda, e conduzida por líderes espirituais su
periores e divinos como Buda Shakyamuni, Jesus Cristo, Maomé, Confúcio e muitos outros que vieram à terra e dedicaram suas vidas no trabalho de despertar e salvar as pessoas. São incontáveis os trabalhos realizados por inúmeros Bodhisattvas e Anjos de luz enviados do Mundo Celestial para concretizar o Plano de Deus ou de Buda.
O Mestre Ryuho Okawa ensina a verdadeira
origem da humanidade e da criação do universo, bem como a missão dos seres humanos e inclusive dos extraterrestres vindos para a Terra.
O Mundo Multidimensional – Dimensões Espiritual e os níveis de iluminação
O Mestre Okawa nos ensina que o Mundo Espiritual não é um local simplesmente plano ou redondo. Na verdade o outro mundo está estruturado em camadas de dimensões que tem relação direta com o grau de amor, iluminação e desenvolvimento possíveis das almas que vivem neste mundo. Quanto mais alta a dimensão, mais próxima ela está do reino em que Buda e Deus habitam, a 9a dimensão. As dimensões são – a terceira dimensão, que é o mundo material, a quarta dimensão que é o Reino Póstumo e Astral, a quinta dimensão que é o Reino do Bem; a sexta dimensão que é o Reino da Luz; a sétima dimensão que é o Reino dos Bodhisattvas ou dos anjos; a oitava dimensão, que é o Reino dos Tathagatas ou Arcanjos, e a nona dimensão que é o Reino Cósmico ou Divino, onde existem seres divinos superiores como Buda Shakyamuni, Jesus Cristo, e, e oito outros seres de Luz superior, estando acima de deles o Deus que Guia a Humanidade, Senhor El Cantare.