5 de janeiro de 2013

Após o massacre em Connecticut, o presidente Obama anunciou que uma nova força-tarefa desenvolveria propostas concretas para lidar com a violência armada.
Como mencionou o Presidente Obama, as autoridades devem trabalhar para tornar “o acesso à saúde mental pelo menos tão fácil quanto o acesso a uma arma”. Este recente massacre desencadeou novos debates nacionais sobre controle de armas, atenção à saúde mental e segurança nas escolas.
Medidas estritas de controle de armas, é claro, precisam ser implementadas. Além disso, limitar o acesso de pessoas com transtorno mental a armas também deve ser reconsiderado.
“Para reduzir o risco de violência com múltiplas vítimas, seria melhor que nos concentrássemos na detecção precoce e tratamento dos transtornos mentais”, disse Robert Levy, presidente do Instituto Cato, sediado em Washington, ao Times.
Mas, em primeiro lugar, qual seria a definição de pessoa com transtorno mental? E o que deveria ser considerada uma atenção à saúde adequada? Os psiquiatras que temos serão capazes de continuar a fornecer remédios eficazes para seus pacientes?
Com sinceras condolências pelas vítimas inocentes, gostaríamos de apresentar alguns trechos da palestra do Mestre Ryuho Okawa intitulada Os Princípios da Posse Espiritual – Como se Proteger dos Espíritos Malignos – (esta palestra foi ministrada em 11 de fevereiro de 2004), que explica como e porque as personalidades das pessoas comuns mudam quando estão possuídas por espíritos malignos ou mal-intencionados. Esperamos, sinceramente, que essa contribuição ajude, indiretamente, na prevenção do aparecimento de outro Adam Lanza antes da promulgação de leis eficazes.
Gostaríamos de pontuar que o Mestre Okawa já apresentou uma grande variedade de palestras sobre possessão espiritual, e autorreflexão. A seguinte apresentação do trabalho do Mestre Okawa representa apenas uma pequena parte do que ele vem nos ensinando.

Parte 1
A Ciência Moderna não é Capaz de Explicar o Fenômeno da Possessão
O assunto deste capítulo é “O Princípio da Possessão Espiritual”. Já falei sobre assunto em numerosas ocasiões, mas nunca o tratei como tema principal. Como a Happy Science, frequentemente, fala sobre possessão espiritual como fato real, gostaria de aproveitar esta oportunidade para explicar seu significado e como se dá, em detalhe.

A Medicina Ocidental Trata a Possessão como um Mau Funcionamento do Cérebro
Se excluirmos a religião, o único campo que lida com a possessão é a medicina ou, mais precisamente, a psiquiatria. Portanto, se as pessoas alegam que estão espiritualmente possuídas, que veem ou ouvem espíritos, provavelmente serão encaminhadas a um psiquiatra. Como a possessão espiritual é algo que, de fato, requer alguma ajuda psicológica, essa prática não pode ser completamente rejeitada.
No entanto, no nível atual, a medicina contemporânea não é capaz de explicar, cientificamente, o fenômeno da possessão. A medicina ocidental parece conhecer esse fenômeno, embora não saiba por que ocorre, sendo incapaz de explicá-lo através da ciência ou da medicina.
A medicina é uma ciência baseada no estudo do corpo físico, logo, na sua essência, há uma maneira de pensar que é materialista. Certamente, a ciência médica tem seu papel na sociedade, mas os médicos, quando confrontados com o fenômeno da possessão, só podem procurar por uma causa física, tendendo a tratar a possessão como um problema relacionado ao funcionamento ou à estrutura do cérebro. A possessão, quando observada do ponto de vista psiquiátrico, é atribuída, geralmente, a algum tipo de mau funcionamento do cérebro.
Além disso, os médicos acreditam que os sentimentos estão intimamente ligados ao funcionamento do cérebro. Pensam que, uma vez que a mente é simplesmente uma função do cérebro, a condição mental de uma pessoa depende, puramente, da condição do cérebro; se algo está errado com o cérebro, então o funcionamento da mente de uma pessoa também estará distorcido. É por isso que, se alguém diz que pode ver ou ouvir espíritos, e se alega que algum espírito o está afetando, é tratado como um paciente psiquiátrico.
Muitas pessoas são enviadas a hospitais psiquiátricos por esse motivo, mas na verdade, esses hospitais não são capazes de curar as pessoas da possessão espiritual. Não têm como curá-las, porque a ciência médica não compreende o fenômeno da possessão. Tudo o que podem fazer é medicar a pessoa, mantê-la tranquila e trancada em uma instituição para evitar altercação com o público em geral.
Quando ocorre um fenômeno espiritual como este, se não houver ninguém próximo da vítima que conheça a verdade espiritual, é provável que a coitada da pessoa seja trancada em uma instituição para pessoas com transtorno mental. Sinto muita pena delas.
Eles não têm como tomar decisões acertadas e, consequentemente, encaminham a pessoa possuída para um hospital, quando, na verdade, deveriam ser consultadas por um médium. Então, não tendo ideia do que está causando o problema, o hospital simplesmente escreve que se trata de uma doença do cérebro, e mantém a pessoa em uma instituição.
É claro que algumas pessoas podem vir a apresentar um transtorno mental causado por um dano real ao cérebro, então, em alguns casos, o problema estaria no próprio corpo. No entanto, há muitos casos em que a causa é espiritual e o problema está na mente. As pessoas podem ver ou ouvir espíritos, porque existe algum problema em suas mentes.
Tendo dito isso, no entanto, embora alegações como “Muitos espíritos estão me visitando” ou “O espírito de alguém está aqui agora” soem estranhas ao ouvido moderno, essas afirmações, na realidade, são completamente verdadeiras do ponto de vista do mundo real.

Possessão Significa ser Assombrado por um Espírito
Os Seres Humanos são Seres Espirituais
Este mundo tridimensional em que vivemos parece ser um lugar enorme e imensurável, mas só parece grande porque estamos vivendo nele, agora. A partir da perspectiva do vasto mundo espiritual, este mundo é como um espaço minúsculo que flutua no mundo espiritual. O próprio mundo espiritual é absurdamente grande.
Embora seja possível medir a circunferência e o diâmetro do planeta Terra, o mundo espiritual é tão imenso que é impossível medir ou mesmo estimar seu tamanho. Ninguém sabe seu tamanho total. Em um canto desse vasto mundo espiritual, existe um campo relacionado a objetos físicos, e esse é o mundo tridimensional onde vivem os seres humanos. Esta é a verdade e, a menos que você mude sua maneira de pensar, não conseguirá entender nenhuma das verdades espirituais.
Como tenho ensinado, repetidamente no passado, os seres humanos são seres espirituais e sua existência espiritual é o seu eu verdadeiro. Os seres humanos passam longos anos vivendo como seres espirituais e sua vida real pertence ao mundo espiritual. No entanto, enquanto estão vivendo no mundo espiritual, o mundo material passa por vários desenvolvimentos. Portanto, quando uma nova era surge, espíritos descem para viver, por um tempo, na Terra para criar novos relacionamentos com as pessoas, desfrutar das mudanças no ambiente físico e ganhar novas experiências. Tendo ganhado nova iluminação e uma nova personalidade, finalmente retornam ao mundo espiritual.
Ao retornarem ao mundo dos espíritos, por algum tempo vivem na quarta, quinta ou sexta dimensão, com a mesma forma que assumiam na Terra, mas depois de um período, as experiências de vida que tiveram na Terra tornam-se obsoletas. Não conseguem entender sobre o que os novos retornados estão falando e acham o aspecto deles, muito diferente.
Os espíritos, no outro mundo, trabalham como espírito guardião, espírito guia ou espírito de apoio, ajudando as pessoas que vivem na Terra, mas gradualmente se sentem incapazes de entender o que está acontecendo na lá. Quando isso acontece, decidem partir mais uma vez e nascem na Terra, onde aprendem novos caminhos ou um novo sentido da vida. Os humanos reencarnam na Terra dessa maneira, repetidamente.

Visto a Partir do Mundo Espiritual, este Mundo é um Lugar Precário
O mundo espiritual e este mundo estão relacionados um com o outro, mas o que é valorizado neste mundo difere muito do que é valorizado no mundo espiritual; geralmente, os valores são completamente contrários. De fato, a vida no mundo espiritual é a verdadeira vida ou a vida principal da alma. Entretanto, as pessoas na Terra estão cegas para essa vida espiritual, utilizando apenas 10% dos seus verdadeiros sentidos.
Do ponto de vista do mundo espiritual ou do corpo espiritual, a vida na Terra é como uma viagem pelo túnel de uma mina de carvão com várias centenas ou milhares de pés de profundidade, contando apenas com a luz do seu capacete. É dessa forma precária que o mundo espiritual vê esse mundo. Embora você tenha uma fonte de luz, está cercado pela escuridão e não poderia dizer onde está andando.
Aos olhos do espírito guardião e dos espíritos-guias, do outro mundo, a vida na Terra seria como viajar vários milhares de pés por um túnel totalmente escuro, apenas com uma pequena luz para enxergar. Assim, esses espíritos estão sempre preocupados com você, porque esse mundo parece perigoso e com risco de ocorrerem acidentes. O mundo material existe sob um arranjo dessas condições especiais extraordinárias.
Para viver neste mundo, onde é preciso depender de comida e de outros objetos materiais, os humanos foram providos de corpos físicos. Esses corpos vêm com um instinto de sobrevivência, assim como os corpos dos outros animais,. Se as pessoas seguirem seus instintos, serão capazes de sobreviver. Se comerem quando estiverem com fome e fizerem o que seu corpo pede, geralmente serão capazes de viver. Aos humanos foram dados instintos como uma hélice propulsora para viverem neste mundo. No entanto, durante o tempo em que as pessoas vivem na Terra, tendem a se esquecer do mundo espiritual.
Algumas pessoas podem perguntar por que nos esquecemos do mundo espiritual. Pessoas que não acreditam no mundo espiritual, como alguns cientistas, podem perguntar: “Por que perdemos as lembranças do mundo espiritual? Por que deveríamos esquecê-lo? É muito estranho que isso aconteça.” Entretanto, o que aconteceria se pudéssemos ver, ouvir e sentir os espíritos? A vida aqui, na terceira dimensão, se tornaria muito mais difícil.

Espíritos Podem se Sobrepor Uns aos Outros
Neste mundo, é impossível que dois objetos ocupem o mesmo espaço. Se houver objetos diferentes, eles se chocarão.
Por outro lado, as leis do mundo espiritual são diferentes, e é possível que dois objetos ocupem o mesmo espaço. Isso significa que, se dois espíritos entrarem um no outro, mesmo que seus corpos entrem em contato, poderão passar pelos corpos um do outro.
Neste mundo é impossível atravessar uma parede, mas os espíritos não têm dificuldade em atravessá-la. No mundo espiritual, entidades diferentes podem existir no mesmo lugar, simultaneamente, sendo capazes de passar umas pelas outras.
O princípio da possessão está relacionado a isso. Embora seja fisicamente impossível que dois objetos existam no mesmo lugar, quando se trata de espíritos, dois ou três podem se sobrepor, mutuamente.
No corpo de um humano reside um corpo espiritual, que é ligeiramente maior que o corpo físico. Esses dois corpos formam o ser humano na Terra. Mas o que aconteceria se outro espírito entrasse no corpo físico? Claro, os espíritos podem mover algo físico, ou empurrar alguém por trás, mas também podem se sobrepor a outros espíritos. É assim que um espírito pode coexistir no corpo de uma pessoa.
Possessão é um Estado em que um Espírito Afeta uma Pessoa na Terra
Academicamente, a palavra possessão refere-se principalmente a um fenômeno que é visível ao olho humano. Estou certo que você já ouviu falar de xamãs que vivem nas selvas de regiões tropicais ou subtropicais. São sacerdotes que realizam rituais, entram em transe e assumem uma personalidade diferente. Dançam, cantam e, de repente, começam a falar, e sua comunhão com o mundo espiritual dura, às vezes, até uma ou duas horas.
Durante esse período, o espírito de um ancestral pode entrar no corpo de um xamã, ou um dos deuses pode falar através dele, deixando-o num estado peculiar. Os espectadores podem dizer imediatamente se o xamã está agindo de maneira estranha. Quando o espírito se expressa violentamente através do corpo de uma pessoa, de forma que seja visível para os outros, é frequentemente chamado, no trabalho de campo, de “fenômeno da possessão”.
Esse fenômeno pode ser comumente observado em regiões onde as religiões foram transmitidas desde tempos remotos; locais como África, Indonésia e América do Sul, entre outros. Também pode ser visto nas culturas nativas da América do Norte. Cada tribo tem um xamã, isto é, um médium espiritual, capaz de invocar os espíritos.
Uso a palavra possessão com um sentido diferente, mais amplo, não me referindo apenas ao tipo de possessão que todos podem ver e entender. Possessão é um estado em que um ser do mundo espiritual habita uma pessoa constantemente (ou por um período limitado) e influencia seus pensamentos e ações. Geralmente, pensa-se que a palavra possessão se refere à tomada de um corpo por um espírito mau ou demoníaco, mas os deuses também podem entrar nos corpos das pessoas. Então, na verdade, refere-se ao estado de ser possuído por um espírito, seja bom ou ruim.
O fenômeno da possessão não se limita ao estado de transe como o experimentado por um xamã invocando um espírito para si, mas também ocorre em pessoas vivendo sua vida cotidiana, enquanto constantemente influenciadas por um determinado espírito.
No outro mundo, os espíritos podem ser divididos entre aqueles que vivem no Inferno e os que vivem no Céu, de modo que o espírito que o/a possui pode ser bom ou ruim. Embora a palavra possessão não seja geralmente usada neste contexto, pode também se referir ao estado no qual uma pessoa está recebendo, continuamente, conselhos do seu espírito guardião. Isso não é exatamente possessão, mas está intimamente relacionado a ela.
Os espíritos que estão no Inferno não podem passar todo o tempo possuindo as pessoas na Terra. Eles vêm à Terra quando alguém apresenta uma condição apropriada à possessão, mas não poderão permanecer quando não for mais o caso. Esses espíritos malignos, depois que deixam de possuir uma pessoa na Terra, retornam ao seu “domicílio” no Inferno, lugar onde devem ficar.
O Inferno é dividido em numerosos reinos, como o Inferno dos Espíritos Famintos, Inferno das Bestas, Inferno da Luxúria, Inferno do Conflito (Reino Asura), e outros, e a maioria dos espíritos retorna à área específica a qual pertencem. No entanto, quando uma pessoa na Terra emite pensamentos negativos, os espíritos voltam a possuí-la e a sussurrar em seu ouvido.
Por outro lado, espíritos no reino celestial têm suas próprias tarefas, no outro mundo. Por exemplo, os espíritos guardiões cuidam de suas almas ramos que vivem na Terra, mas eles também têm seus próprios trabalhos e suas próprias vidas no outro mundo, então, geralmente, só vêm à Terra quando sentem que suas orientações são necessárias. Assim, embora os espíritos possam ficar aqui na Terra por um tempo, provavelmente irão embora depois de algum tempo. Há momentos em que os espíritos estão possuindo, e em outros, que não.
Obscurecimento – Dois ou Três Espíritos Podem Existir Simultaneamente
Possessão é quando um espírito toma o corpo de alguém e influencia a alma que nele habita. chamamos de “obscurecimento” quando dois espíritos se sobrepõem e influenciam a pessoa. A possessão funciona como uma sombra, com o espírito cobrindo a alma. Por isso, é chamado de “obscurecimento”. Se as tendências da alma da pessoa possuída e do espírito que a possui são muito semelhantes, podem seguir uma se sobrepondo à outra. Às vezes três espíritos podem coexistir dentro de um único corpo.
Os membros da Happy Science geralmente assistem a vídeos de minhas palestras no templo local e, às vezes, percebem que uma luz aparece, de repente, em um flash ao redor da minha cabeça. Uma aura de luz dourada, de quatro a oito polegadas de largura, brilha ao meu redor. Não brilha continuamente, mas como flashes, ocasionalmente, enquanto estou falando. Às vezes, um disco de luz dourada, como uma bandeja de ouro, surge ao meu lado, ou uma coluna de luz desce até minha cabeça.
Tenho certeza de que muitas pessoas vão visualizar isso enquanto assistirem às minhas palestras. Se você olhar de perto, verá a luz dourada acendendo e apagando. Isto é o que se chama de halo, e esta luz dourada aparece quando um espírito de luz desce para se sobrepor ao meu próprio corpo espiritual. Quando a coluna dourada aparece sobre a minha cabeça, significa que um raio de luz desceu do reino celestial. É assim que as pessoas podem ver a luz descendo sobre mim.
Assim, dois ou três corpos espirituais podem coexistir no mesmo espaço, influenciando um ao outro.

Fonte: Liberty Web: True insight into world affairs
Disponível em: http://eng.the-liberty.com/2013/3653/