No dia 22.12.2007, o Mestre Ryuho Okawa proferiu uma palestra na Regional de Utsunomiya (Japão), em cujo teor continha os seguintes ensinamentos. Não transcrevi as palavras em si, mas o teor do que Mestre quis dizer:

Nós devemos focalizar nossa mente na única verdade. A verdade de que o Senhor El Cantare é o Deus dos Deuses.

Acreditem nisso e transmitam ao povo. Sigam-me acreditando no que estou lhes dizendo.

A nossa vida neste mundo é como uma piscada de olhos, muito rápida. Por isso, não percam esta oportunidade. As minhas palavras é o caminho para suas vidas. Não tente fazer seu próprio julgamento, simplesmente tenham fé e sigam-me.

Quando voltarem ao outro mundo, nada levarão deste mundo a não ser as suas mentes. Esta é a única Verdade que o ajudará a cruzar o Vale das Lágrimas.

Vocês precisam elevar sua fé na verdade dos ensinamentos. Somente assim será possível levar esse conhecimento a todo mundo. Vocês podem mudar a realidade do mundo. A fé realiza coisas e transpõe barreiras. O ideal precisa vencer as dificuldades deste mundo. Somente aqueles que têm fé conseguem pensar assim e se tornarem bem sucedidos.

Para sermos bem sucedidos em levar esse conhecimento ao mundo, precisamos fortalecer a fé, torná-la forte como o aço. A responsabilidade por optar pelo ideal ou deixar se vencer pela realidade irá ficar claro com o transcorrer do tempo. Muitos pensam que entenderam o que é ter fé, quando lêem os ensinamentos escritos no papel. Mas na verdade, sem treinamento, a sua fé não se fortalecerá. É preciso dedicar-se de corpo e alma na prática da fé. Muitos pensam que me entenderam após minhas palestras, mas ao retornar para suas casas, suas vidas normais, seus locais de trabalho, voltam para a mesma vidinha anterior. Continua tudo do mesmo jeito. Não aplicam os ensinamentos em suas vidas e não transmitem para ninguém.

A fé é muito mais do que isso. Ela é rigorosa, apaixonante e forte. Tudo que vocês acham que tem valor neste mundo, não passa de entulho e sem valor. Um dia você vai jogar tudo isso fora.

A única coisa que você levam para o outro mundo são as suas mentes. Mais, precisamente, a Fé é a única coisa que vocês levam desta vida para o outro mundo. Vocês terão que abandonar tudo, suas fortunas, suas famílias e seus amigos.

O seu verdadeiro Eu não está no corpo físico. Somente a sua Fé permanecerá contigo. Ela é toda a riqueza que vocês poderão levar para a próxima vida. Se vocês conseguirem ter Fé verdadeiramente, não precisarão de nada mais.

Não fiquem presos às coisas materiais. O que lhes for necessário, vos será dado. O que não for necessário, não será dado.

A Fé é a chave para o portão do mundo celestial. Sem ela, o portão não se abrirá.

Eu sou o portão do mundo celestial. Eu possuo as chaves dos paraíso. Vocês não poderão entrar no céu se não tiverem fé nas minhas palavras.

O futuro da humanidade será criada de acordo com as minhas palavras. A palavra chave que criará a nova sociedade é Fé.

Amaterasu ensinou sobre a importância de devotar-se para a Existência Central em nós (conhecido por outros nomes como Natureza Búdica, Presença Eu Sou, Imagem Verdadeira, Coração Crístico, etc.).

O Deus para o qual vocês devem devotar-se é somente um. El Cantare. Porque El Cantare é o Deus dos Deuses. Acreditem nesta Verdade e transmitam para as demais pessoas. Devotem-se para esta Verdade.

Na era dos milagres, El Cantare mostrou um relance de sua imagem. Ele esclareceu sobre a causa do conflito entre as religiões e mostrou ao povo questões muito importantes.

Já se passaram 50 anos desde que a “Alma” mais responsável deste mundo se encarnou e mais de 20 anos que iniciou suas atividades de propagar a Verdade. Mas, no entanto, ainda existem cerca de 6 bilhões de seres humanos que não fazem nem idéia que “Ele” desceu à Terra.

Isso não pode continuar assim. Este é um momento de extrema luz na história da humanidade e vocês estão testemunhando isso, no entanto, muitos ainda não tem noção disso.

A Missão de El Cantare é muito maior ainda. É preciso ter uma Fé mais poderosa.

Seguindo as religiões que estão comprometidas com a vida terrena, será fácil viver nesta terra.

Mas a verdadeira religião que desperta a FÉ Verdadeira no povo, ensina o verdadeiro valor da vida, que está muito além desta vida terrena.

A Verdadeira FÉ conflita com os valores da vida terrana. Vocês se tiverem Fè poderão abandonar tudo, sua família, trabalho, amigos, fortunas para caminhar sozinhos em direção à verdade.

A Fé de vocês será testada pela vida para saber se é verdadeira ou não. Cada um será testado para ver se escolheram o caminho mais fácil, de senso comum, em benefício de si próprio (egoístico) ou se optaram pela verdade eterna.

Quando vocês obtiverem a Fé Verdadeira, tomarão um choque!

Outrora determinei que saíssem das montanhas descessem para o Vale, onde está cheio de árvores e o cruzassem o Vale das Lágrimas (Golã), nadassem e subissem na montanha da Verdade. No entanto, aqueles que tentarem atravessar o Vale pelo deserto de areia, pedras musgosas e corredeiras,…, não terão sossego. Vocês podem estar perguntando o porque disso. Pensam que podem terem sido enganados. Mas vocês não podem julgar as coisas espirituais com os valores terrenos. Isso foi um teste de Fé.

Não tenho a intenção de provar nada. Simplesmente, digo-lhes para crerem em mim e me seguirem.

É uma questão de tempo enquanto estou na Terra. Nunca perca essa chance. Não caia no arrependimento eterno. O Buda verdadeiro desceu na Terra e deseja salvar todo o mundo. Este tempo é limitado. Eu preciso que vocês abracem a missão de transmitir a verdade para todo o mundo. Não hesite e nem duvide. Simplesmente, siga-me. Essa é a mais simples atitude daquele que possui verdadeira Fé. Este é um novo teste para ver se você possuem a Fé verdadeira. Vão e atravessem o Vale de Lágrimas.

Extraido da Palestra do Mestre Okawa, em Utsunomiya.

Este texto não contém a integra da Palestra proferida pelo Mestre, mas uma parte da tradução e interpretação dos pontos julgados importantes. A mensagem é clara. Ouça que tem ouvidos, veja quem tem olhos. Agora é a hora de fortificar a Fé e levar o ensinamento aos nossos irmãos. O tempo é curto. A oportunidade é agora.

Acho que o texto acima dispensa comentários. Vamos fazer a nossa parte. Estudar a verdade, aplicá-la em nossa vida, fortalecer a Fé e propagar a verdade para todos. Essa é uma chance que não pode ser perdida.

Reverências.